A semente traz inúmeros benefícios para a saúde
Ela é rica em ômega 3 e 6, vitaminas e minerais. Por causa disso, ajuda a manter o colesterol e a diabetes sob controle. Representa também um ótimo aliado contra a obesidade, principalmente se ingerida com água, já que forma um gel que ajuda a aumentar a sensação de saciedade.
Uma vez no estômago, a chia faz perder o apetite. Pessoas obesas sofrem de um processo inflamatório que leva o organismo a demorar a enviar a sensação de saciedade ao cérebro.
Como se sabe, as fibras melhoram o funcionamento de nosso intestino. Além de rica em fibras, a chia promove uma desintoxicação natural. Combina muito bem com frutas, iogurte, vitaminas, omeletes, tapioca, em saladas de frutas e legumes. Como é rica em ômega, mais do que o salmão e a linhaça, ela reduz o processo inflamatório das células, o que faz com que melhore o envio da sensação de saciedade ao cérebro.
Fibras e ômega 3 diminuem as placas de gorduras nas artérias, beneficiando assim a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de colesterol LDL no processo de circulação. A junção desses dois nutrientes também ajuda a regular a pressão dos vasos sanguíneos, prevenindo a hipertensão arterial.
Os nutricionistas indicam que o consumo não deve passar de duas colheres de sobremesa diárias. O ideal é consumir a chia 30 minutos antes das refeições, para diminuir a fome. Mas a semente não é milagrosa. Seu consumo deve ser aliado a uma dieta saudável e a prática de atividade física para quem deseja emagrecer.
Portanto, lembre-se de combinar chia com exercícios físicos para ter melhores resultados em sua qualidade de vida!
Gostou? Então veja também:
Alimentação adequada, pele mais jovem!
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros