A mãe que tem dúvidas ou deseja estabelecer um saudável programa alimentar para o filho nos dois primeiros anos de vida, pode basear-se no manual elaborado pelo Ministério da Saúde para este fim.
Denominado Dez passos para uma alimentação saudável, a primeira recomendação do manual obviamente é sobre a primeira alimentação que recebemos na vida, o leite materno. Ele garante a alimentação do bebê até seis meses, sem necessidade de outro complemento, incluindo até a água.
A partir dos seis meses outros alimentos devem ser ingeridos gradualmente, como cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes três vezes ao dia caso a amamentação continue. Se o desmame ocorrer, o bebê pode fazer até cinco refeições por dia. Os alimentos não precisam ser dados rigorosamente no mesmo horário, dependerá mais da vontade da criança. Devem inicialmente ter a consistência de papinhas até chegar a alimentação ingerida pela família.
A mãe ou cuidadora da criança não pode esquecer de promover a variedade de alimentos, estimulando o consumo diário de frutas, verduras e legumes. As guloseimas devem ser evitadas nos dois primeiros anos de vida. Manter a criança longe de alimentos açucarados, enlatados, gordurosos, sem nutrientes formará hábitos melhores para o futuro.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros