Categories: Nutrição

Carambola não é indicada para quem sofre de doença renal

Uma enzima tóxica da fruta pode atingir o cérebro e até levar a morte

Pacientes de doenças renais devem evitar a carambola. A frutinha possui uma substância tóxica, a enzima caramboxina, que não é filtrada pelos rins e pode gerar outros problemas.

O excesso dessa substância pode atingir o cérebro e provocar vômitos, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e até levar a morte. Portadores de diabetes, que igualmente possuem a tendência de desenvolver problemas renais, também não devem consumir a fruta.

Para quem não sofre desses problemas, a quantidade de carambola indicada para consumo é uma unidade por fruto. O exagero do consumo também pode levar ao desenvolvimento de problemas renais e neurológicos.

Mas a fruta possui muitos benefícios. Entre eles a vitamina A, que melhora a visão, a pele e ajuda no desenvolvimento do feto. Também contem vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade; vitamina E, que possui forte ação antioxidante e vitaminas do complexo B, fundamentais para o sistema neurológico e para prevenir o envelhecimento precoce, evitando marcas de expressão e rugas.

Por possuir baixo teor de açúcar, é indicada para diabéticos. As fibras existentes na fruta também ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. As fibras da carambola colaboram no combate do colesterol ruim, na prevenção de doenças do coração e hipertensão, ajudam emagrecer e melhoram a digestão e o trânsito intestinal.

Share

Recent Posts

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes

5 dias ago

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

5 dias ago

Como melhorar seu treino!

Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios

2 semanas ago

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

3 semanas ago

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

3 semanas ago

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

3 semanas ago