Categories: Nutrição

Batata doce ajuda a emagrecer

Proporciona saciedade e beneficia portadores de diabetes

A batata doce se tornou um dos tubérculos mais consumidos e apreciados no Brasil, principalmente por quem está envolvido em programas de emagrecimento ou de exercícios físicos regulares. Rica em fibras, ela fornece energia ao organismo, sem elevar os níveis de insulina, já que os carboidratos são digeridos mais lentamente. É dessa forma, aliás, que ela auxilia a perda de peso, pois os picos de insulina no sangue estimulam o organismo a estocar gordura localizada.

Pelo fato de ser uma fonte gradual de energia, a batata doce facilita a vida de quem pratica atividade física. Pois gera mais energia aos músculos dos de quem se exercita, impedindo também a hipoglicemia, caracterizada pela queda brusca dos níveis de glicose quando alimentos com alto nível glicêmico são consumidos. O que gera tontura, náuseas e até perda de sentidos no ato de se exercitar.

O tubérculo é indicado para diabéticos, já que possui alto teor de amido resistente, fibra que é digerida lentamente. A batata doce não previne ou muito menos cura a doença, mas pode ajudar a diminuir os riscos de picos de glicose no sangue.

No Brasil, a batata doce é encontrada nas versões amarela, branca e roxa. A primeira, em função de seu pigmento, é rica em betacaroteno, que uma vez ingerido se transforma em vitamina A, responsável pela saúde dos olhos, pele e ganho de massa muscular.

Share

Recent Posts

AVC é uma dor de cabeça

Estudo mostra que enxaqueca crônica pode aumentar risco de AVC

4 dias ago

Criança espirrando? Pode ser rinite!

Saiba como diferenciar a rinite alérgica de gripes e resfriados

4 dias ago

Uma boa digestão ajuda a emagrecer!

Conheça a importância do funcionamento do intestino na perda de peso

4 dias ago

Exercício contra o câncer de mama

Atividade física é fundamental na prevenção deste tumor

4 dias ago

Obesidade infantil: uma pandemia!

O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso

2 meses ago

Proteína: qual o limite?

”Febre’’ em consumir alimentos ricos em proteína exige cautela

2 meses ago