Como anda o seu colesterol? É importante controlar os níveis do colesterol no sangue, pois quando as taxas aumentam, pode ocorrer entupimento e enrijecimento das artérias, aumentado o risco de:
.Infarto
.Derrame (AVC)
Por isso, o dia 8 de agosto é consagrado no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, para conscientizar a população sobre o risco dos altos índices de colesterol no sangue.
Quer saber dicas de como controlar o colesterol? Então siga lendo esta matéria.
O colesterol descontrolado é um dos principais inimigos da boa saúde vascular. Mas afinal o que é o colesterol? Quem nos ajuda a entender melhor é a cirurgiã vascular Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
“O colesterol é um tipo de lipídio naturalmente produzido pelo organismo, mas que também deve ser obtido através da alimentação, afinal, é fundamental para o funcionamento de nosso corpo’’.
O colesterol é responsável por algumas funções do organismo, como garantir a produção:
.Dos hormônios sexuais
.Da Vitamina D
‘’Apesar de indispensável para o organismo, o colesterol em excesso pode trazer algumas complicações, principalmente para a saúde vascular”, acrescenta a dra. Aline.
Mas é importante lembrar que existem diferenças no colesterol.
‘’ Na verdade, existem dois tipos de colesterol: o colesterol bom (HDL), que é responsável por retirar o colesterol das artérias e transportá-lo até o fígado para ser quebrado e o colesterol ruim (LDL), este sim responsável por uma série de problemas’’, afirma a endocrinologista, Deborah Beranger, pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio De Janeiro (SCMRJ).
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/colesterol-e-saude-2/
Colesterol em excesso traz vários riscos para a saúde. O problema mais comum é a formação de placas de gordura nas artérias que endurecem e entopem os vasos sanguíneos, no processo conhecido como aterosclerose.
“As consequências de um colesterol alto são: formação de placas de gordura na parede dos vasos e isso vai diminuir o fluxo sanguíneo nessa parede desse vaso, aumentando o risco de doenças cardiovasculares”, fala a dra. Deborah.
As principais ameaças da alta do colesterol ao sistema cardiovascular são:
.Trombose no vaso
.Hipertensão
.Infarto
.AVC
.Morte súbita
“O grande problema dos altos níveis de colesterol no sangue está no fato de ser uma questão silenciosa: o colesterol aumentado pode não causar sintoma nenhum, entupindo a artéria aos poucos. Então, em alguns casos, a primeira manifestação da alta do colesterol é um infarto ou derrame, não existindo muito o que fazer para prevenir. É uma doença que vem silenciosa e quando se manifesta já causa um problema sério”, alerta a endocrinologista.
Leia ainda:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/especialista-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-o-colesterol/
Para evitar problemas com colesterol alto no sangue é preciso ficar atento ao estilo de vida e aos fatores de risco, como por exemplo:
.Sobrepeso
.Consumo de gordura saturada
.Bebidas alcóolicas
.Sedentarismo
.Estresse
.Faixa etária
.Sexo do paciente
.Predisposição genética
“Para prevenir o problema e auxiliar no controle dos níveis de colesterol é importante então tomar alguns cuidados, como praticar atividade física regularmente e adotar uma dieta balanceada, que deve ser rica em fibras. Além disso, é recomendado evitar o consumo exagerado de gorduras, óleo, carne vermelha, laticínios e produtos industrializados. A diminuição do consumo de álcool e a interrupção do hábito de fumar também são fundamentais para manter os níveis de colesterol controlados”, recomenda a cirurgiã vascular Aline Lamaita.
A herança genética também é um fator de risco importante a ser levado em conta.
“A maioria dos pacientes que tem uma tendência ao colesterol alto tem um histórico familiar importante de pai ou de mãe que também apresentam colesterol alto. Por isso que esses pacientes vão precisar de remédio em algum momento da vida. E precisamos conscientizar esse paciente, quando ele precisa de medicação, de que ele não pode parar. Se ele parar o remédio, o colesterol vai subir novamente. Esse é nosso grande desafio, porque como é uma doença silenciosa e muitas vezes o paciente para a medicação quando esse colesterol chega no nível normal”, aponta a endocrinologista Deborah Beranger.
Por isso é muito importante fazer exames preventivos de forma rotineira. E para quem tem essa tendência ou já apresenta níveis de colesterol elevado, é fundamental consultar um médico regularmente para buscar orientação adequada sobre o tratamento.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das médicas:
Dra. Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular
Dra. Deborah Beranger/Endocrinologista
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/combata-o-colesterol-com-atividade-fisica/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/ingestao-diaria-de-abacate-pode-combater-o-colesterol/
https://marcioatalla.com.br/nutricao/controle-o-colesterol-com-lecitina-de-soja/
Doenças respiratórias entre os pequenos aumentam em épocas mais frias