Eles fornecem energia para a prática do esporte
Assim como a alimentação variada se constitui a base de uma dieta saudável, alimentos que fornecem energia são a base da alimentação dos esportistas. Com a prática de esportes, aumenta o gasto de energia e também a necessidade de uma dieta com alto teor protéico.
O ovo é o um exemplo de alimento rico em proteínas. Sua maior fonte de proteína está na clara. E as gorduras e colesterol presentes na gema auxiliam na produção de hormônios. Também possui vitaminas e aminoácidos que são importantes para o bom funcionamento do organismo.
Alguns alimentos contribuem para a dieta do esportista. A aveia é um deles. Além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, é rica em gordura insaturada, diminuindo a absorção do açúcar. E o que é melhor, auxilia a aumentar a massa magra. A aveia pode ser misturada as frutas, sucos, vitaminas, iogurtes e mingaus.
Quem não é vegetariano e pratica esportes pode e deve comer carne vermelha. Além das proteínas ela possui ferro, zinco e vitamina B12. Ajuda a prevenir o cansaço e melhora o desempenho mental e físico.
Peixes também são essenciais. Fontes de ômega 3 ajudam a manter o praticante de atividade física longe de inflamações e infecções, fortalecendo o sistema imunológico.
Por último a conhecida batata doce. O carboidrato rico em vitaminas A e do complexo B ajudam a fornecer à energia necessária a atividade física, elevando gradualmente os níveis da glicose sanguínea.
Porém, esses alimentos devem ser associados a uma dieta balanceada e não consumidos sem equilíbrio.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros