Iniciativa é da Organização Mundial de Saúde
Responsável por 500 mil mortes provocadas por doenças cardiovasculares anualmente, a gordura trans está com os dias contados, se depender da
Organização Mundial de Saúde (OMS).
A instituição divulgou recentemente o REPLACE que visa exterminar a gordura trans do mercado até o ano de 2023. A ideia é substituí-las por gorduras saudáveis, legislar ações que as eliminem da produção industrial, rever essas fontes de gorduras trans da industria alimentícia, promover um monitoramento dessas gorduras nos alimentos e no consumo da população, conscientizar essa mesma população dos riscos que ela provoca na saúde e fortalecer a regulamentação e as políticas de sua utilização em alimentos industrializados.
A gordura trans é utililizada pelos fabricantes de alimentos industriais para prolongar o tempo de validade dos produtos. Agora o desafio é fazer com que os fabricantes adotem o programa REPLACE.
Enquanto isso não acontece, você pode tomar umas medidas de prevenção contra esses alimentos: restrinja frituras, fast foods, alimentos instantaneos ou vendidos em copo, margarina, pipoca de microondas. Leia os rótulos dos produtos que compra.
Doenças respiratórias entre os pequenos aumentam em épocas mais frias