Desvios na coluna vertebral e dores nos joelhos são alguns dos problemas mais comuns
Não há como negar que, do ponto de vista estético, uma mulher que usa sapatos de salto alto pode ficar mais elegante e charmosa. Mas no que se refere à saúde, os ortopedistas não têm a mesma opinião. Seu uso pode comprometer os joelhos, coluna e ainda causar deformidades nos dedos, apenas citando alguns dos problemas.
Em entrevista ao Jornal do Brasil, o médico ortopedista Pedro Baches Jorge explica que o salto alto pode provocar uma lesão patelar, além de alterações no quadril e na coluna, no caso de uso excessivo.
De acordo com o ortopedista, as mulheres têm uma tendência natural a ter os joelhos voltados para dentro, o que contribui para a inclinação da patela – osso que protege a articulação do joelho, favorecendo o desgaste. Nas mulheres, os problemas nos pés são até quatro vezes mais frequentes e estima-se que mais de 3% da população acima de 55 anos pode sofrer com artrite no joelho. A dica para quem não quer abandonar o salto é optar por modelos mais confortáveis e largos, a exemplo dos saltos Anabela e os de bicos quadrados, pois proporcionam melhor distribuição do peso e consequente equilíbrio do corpo.
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval