A articulação é a mais sujeita a lesões durante o esporte
Na prática de esportes como futebol, o joelho é a articulação mais vulnerável e sujeita a lesões. Elas ocorrem por traumas de maior ou menor intensidade, mas sempre com frequência, principalmente entre os jovens. A lesão do ligamento cruzado anterior é lesão mais comum que ocorre com esses participantes mais moços.
As lesões ocorrem devido à instabilidade da região do joelho, em contraste com os excessos do esporte. Ocorrem também lesões de menisco e de cartilagem.
Tais lesões costumam ser graves, já que o tratamento requer cirurgia na maioria dos casos. E a recuperação dura de 6 a 8 meses, com muita fisioterapia. Por isso o velho ditado, prevenir para remediar, cai como uma luva nesses esportes. Até porque a cura pode não ser conseguida de forma total.
O trabalho de prevenção começa pela avaliação periódica com médico especialista em medicina desportiva. Em seguida é importante conseguir um instrutor preparado que irá conduzir o treino adequado e compatível com a idade de cada praticante, priorizando também exercícios individuais de flexibilidade, resistência, fortalecimento, coordenação e equilíbrio, que tão importantes quanto os passes e dribles de futebol.
A falta de alongamento também favorece as lesões, já que os músculos atuam de forma tensa e as articulações acabam pressionadas, favorecendo rupturas musculares e desgastes nas articulações. Deve ser iniciado antes e depois de cada treino e também pode ser realizado como atividade complementar do esporte.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros