Conclusão foi de pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá
Você pratica exercícios regularmente, mas passa a maior parte do dia em estado sedentário? Costuma ficar sentado muito tempo à sua mesa de trabalho? Se sim, saiba que os exercícios não anulam os riscos de comprometimento à sua saúde, embora amenizem os impactos.
Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, realizaram um estudo sobre o tema e sugeriram que os riscos são menores quanto maior for a atividade física. Entretanto, ainda não foi possível concluir quanto tempo é necessário para que uma atividade física anule os riscos de saúde.
Uma boa alternativa é anotar quanto tempo você passa sentado diariamente. Os pesquisadores acreditam que isso irá ajudar na mudança de comportamento, fazendo com que você crie hábitos que acrescentem mais movimento ao seu dia-a-dia.
Existe aquela tradicional recomendação dos especialistas em saúde, por exemplo, que prega que devemos nos levantar a cada meia hora. Seja para tomar um copo de água, ir ao banheiro ou dar uma volta no corredor do prédio onde trabalhamos, o importante é começar.
Alguns exemplos práticos são: em casa, nós podemos substituir o controle remoto pelas pernas e aproveitar os comerciais de televisão para dar uma pausa na poltrona quando o programa for muito longo.
Segundo os cientistas da Universidade de Toronto, passar oito horas sentado aumenta em:
Vamos levantar e começar a nos exercitar? Então saia da cadeira e confira estas outras matérias:
O que é uma pessoa sedentária?
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros