Pesquisa afirma que alterar ritmo de exercício eleva gasto calórico
A caminhada, que é considerado um dos mais eficientes exercícios, pode ser turbinada se alterarmos o ritmo das passadas quando a realizamos. A mudança na velocidade durante a atividade ajuda no processo de emagrecimento. A descoberta foi realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
A variação da velocidade, segundo observaram os pesquisadores, aumenta em 20% o gasto calórico, enquanto que interromper e retomar o exercício promove um aumento de 8% na queima calórica.
Os resultados foram obtidos após testes com voluntários em laboratório, que realizaram caminhadas em esteiras ergométricas, tendo seus custos metabólicos monitorados, enquanto mudavam o ritmo de suas passadas, andavam perto do apoio na frente ou na parte de trás da esteira. Quando ocorria a mudança de ritmo, o custo metabólico, ou gasto calórico, se mostrava maior do que apenas caminhar em um ritmo constante. A mudança de velocidade leva o corpo a gastar mais energia, levando a um gasto calórico também maior.
A caminhada alternada pode ser praticada na esteira ou na rua. A atividade também ajuda a estabilizar a pressão arterial, a diminuir o colesterol, a melhorar a circulação do sangue, fortalecer os músculos do corpo e a aprimorar a postura corporal, ajudando a diminuir a ansiedade e o estresse.
Saiba o que é preciso para evitar problemas durante a gravidez
Sentir tonturas pode ser um dos sintomas da chegada da menopausa
Conheça alguns procedimentos para sair da inércia e movimentar o corpo
Este problema é muito comum entre gestantes e mulheres na menopausa
Descubra como não deixar para depois tudo o que se tem de fazer
Aprenda como cuidar da alimentação e do corpo para brincar o carnaval