Mães que desejam que suas crianças e pré-adolescentes tenham mais disciplina e mais atenção em sala de aula devem incentivar a prática de esportes como atividade extracurricular.
É o que indica uma nova pesquisa da Universidade de Montreal, realizada em parceria com o Hospital Infantil CHU Sainte Justine, ambas instituições canadenses.
O que levaria a esse resultado é o sentimento de comprometimento que o esporte ajuda a estimular, o que ajuda crianças e adolescentes a compreenderem melhor a necessidade de se respeitar regras e cumprir responsabilidades. Esse estudo foi baseado em uma análise de dados feita pelo Estudo Longitudinal de
Desenvolvimento Infantil de Quebec, em que participaram 2 694 crianças nascidas na cidade entre 1997 e 1998. Foram observadas questões sobre a participação de crianças em atividades extracurriculares. Se essas atividades provocariam autodisciplina, principalmente em esportes.
Foi constatado que crianças que realizavam atividades atléticas neste período tinham mais propensão a participar de esportes aos dez anos de idade, possuindo também comportamento disciplinado, prestando mais atenção nas matérias em sala de aula.
Doenças respiratórias entre os pequenos aumentam em épocas mais frias