Ela pode ajudar a melhorar sua capacidade cardiorrespiratória
Uma das maiores recomendações ouvidas por quem pratica atividade física é a atenção que deve ser dispensada a frequência cardíaca. O cuidado se justifica, já que a cada minuto nosso sangue é enviado ao nosso corpo e o volume do mesmo depende dos batimentos do coração. A quantidade de sangue enviada aumenta a vasodilatação do corpo. Portanto, como o aumento da frequência cardíaca aumenta a circulação sanguínea, consequentemente ocorre a melhora do oxigênio, promovendo uma espécie de limpeza no ácido lático. Ele é responsável pela dor muscular e demais impurezas dos tecidos corporais, principalmente quando nos encontramos em estado sedentário.
Durante a prática de atividade física, a elevação da frequência cardíaca se dá de forma gradual e progressiva até chegar ao pico, que varia em cada pessoa. Pode-se chegar a uma estimativa calculando através da formula 220 menos a idade de cada pessoa. Quem se encontra com 20 anos, por exemplo, o pico da frequência cardíaca é de 200 por minuto, ou bpm.
Ao final da atividade, ocorre a imediata diminuição da frequência cardíaca. Nesse momento algumas pessoas podem sentir desconfortos como tontura, que estão relacionados ao sistema nervoso autônomo, que tanto acelera o sistema nervoso simpático, quanto reduz o sistema nervoso parassimpático. Inclusive, esteja atento se a aceleração é muito rápida ou se ocorre ausência de desaceleração. A primeira pode significar falta de condicionamento físico e a segunda arritmia, ou seja, ritmo do coração com problemas.
Essa é uma das razões para o iniciante na prática de atividade física buscar avaliação profissional, tanto médica como técnica, que fará uma avaliação da função cardiorrespiratória e indicará a melhor exercício para cada pessoa.
O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso
”Febre’’ em consumir alimentos ricos em proteína exige cautela
Essa glândula é fundamental para o coração, cérebro e o metabolismo
Exercício aeróbico melhora a saúde cardiovascular e mental na menopausa
O fumo aumenta o risco do câncer de boca e de garganta e perda de…
A mistura entre diabetes e obesidade é um perigo para a saúde