Novo estudo derruba tese de que atividades fisicas vigorosas fragilizam a saúde
Se está pensando em se tornar maratonista, mas teme a lenda de que exercícios intensos fragilizam o organismo, pode começar o preparo. Um novo estudo aponta que atividades físicas intensas fortalecem o sistema imunológico.
Cientistas da Universidade de Bath, Reino Unido, revisaram artigos da década de 80, que estabeleceram uma relação negativa entre exercícios pesados e imunidade, devido ao fato de que corredores que participaram da Maratona de Los Angeles adoeceram após a prova.
A explicação foi que as células do sistema imune podem se multiplicar em até 10 vezes na corrente sanguínea durante a atividade física. Mas sofrem uma queda repentina ao final dele, deixando defasadas as defesas do organismo.
O novo estudo provou que as células imunológicas se deslocam, mas não são eliminadas. Elas saem das veias e artérias para se alojarem em orgãos que necessitam de proteção. Por isso não se deve abdicar de exercícios intensos com medo de uma baixa do sistema imunológico, já que eles diminuel o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.
Sem falar que uma má alimentação e estresse também são fatores que baixam a imunidade do organismo.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros