Atividade Física

Conheça 10 suplementos que vão ajudar praticantes de Crossfit a potencializar seus resultados

A prática do crossfit é capaz de proporcionar diversos benefícios aos seus adeptos, como emagrecimento, viabilizar um aumento do condicionamento físico.

A proximidade do verão faz com que muitas pessoas busquem as academias a fim de conquistar o sonhado corpo de verão. E uma das modalidades que mais chamam a atenção nesse sentido é o crossfit, relativamente recente no Brasil.

A prática é capaz de proporcionar diversos benefícios aos seus adeptos, como emagrecimento, viabilizar um significativo aumento do condicionamento físico e, claro, a definição do seu corpo. “Como todo esporte que exige performance muscular, a questão da suplementação deve ser levada em consideração para uma efetiva conquista dos resultados”, afirma Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele. Sendo assim, a farmacêutica aponta 10 suplementos essenciais para ajudar os praticantes de crossfit a conquistarem seus objetivos:

Creatina: “É o melhor suplemento para incrementar a construção e a força muscular. A creatina contribui na produção de energia para as células musculares, aumentando a força, explosão e a recuperação de curto prazo”, afirma a farmacêutica.
ZMA (Zinco, Magnésio, Vitamina B6): “Esses 3 componentes combinados aumentam os níveis anabólicos, gerando força, resistência, favorecendo a recuperação física e promovendo massa muscular.”

Bitartarato de colina: “É um nutriente importantíssimo para manter os nervos e o cérebro saudáveis, promovendo potencial máximo para o desempenho cognitivo e atlético. Seus efeitos são potencializados quando o suplemento é associado ao Alfa-GPC, fosfatilcolina que garante maior resistência e explosão muscular”, explica Luisa.

β-alanina: Segundo a farmacêutica, é o suplemento mais eficaz para aumentar o tempo de exaustão de forma confiável e, além disso, o suplemento estende os efeitos benéficos da creatina.

Vitamina D: “A vitamina D fortifica os ossos, melhorando a resistência durante os exercícios. Outro benefício é sua contribuição na produção de testosterona.”

Ácidos graxos Ômega-3: “Essas gorduras agem como anti-inflamatórios naturais, podendo reduzir e aliviar a dor nas articulações. Sendo assim, melhora a recuperação do atleta entre um treino e outro”, explica.
Suplementos pré-treino: Os suplementos dessa categoria auxiliam na força física e explosão muscular. “A cafeína ajuda na capacidade de concentração, aumentando o desempenho mental. O ativo teacrina, por exemplo, melhora de forma efetiva os processos metabólicos naturais do corpo para fornecer energia, reduzindo a fadiga e aumentando a performance. Além disso, melhora a motivação, o humor, a cognição, e não possui efeitos colaterais como outros suplementos pré-treino”, afirma Luisa Saldanha.

Proteínas e Aminoácidos: Promovem força, ganho de massa muscular e recuperação de curto prazo; a farmacêutica recomenda três tipos: “O whey protein (isolado) melhora a capacidade dos músculos de se adaptar após exercícios intensos, além de prolongar o ganho muscular. Já o Bodybalance, composto por peptídeos bioativos de colágeno, contribui para a redução da gordura corporal e para o aumento de massa magra, força e resistência muscular. A proteína de arroz e ervilha, por sua vez, é uma opção alternativa para intercalar com o whey, pois ambas se complementam no teor de aminoácidos.

Multivitaminas: Um multivitamínico é uma das maneiras mais fáceis e eficientes de se adicionar nutrientes à dieta e garantir que o atleta obtenha os melhores resultados. “O suplemento em si não fornece um efeito específico, mas é uma ótima forma de evitar o risco de deficiência nos principais nutrientes, que acabam trazendo problemas ao desempenho atlético”, diz.

L-cartinina: “Níveis ideais de cartinina nos músculos e no cérebro fornecem melhor resistência, nível de açúcar no sangue e sensibilidade à insulina. Isso resulta em um aumento significativo na recuperação, além de combater o risco de diabetes e melhorar a saúde metabólica geral.”
A farmacêutica acrescenta ainda duas dicas complementares: “O colágeno não desnaturado tipo 2 ajuda a manter a saúde das articulações, promovendo maior conforto e melhorando a mobilidade e flexibilidade quando elas estão inflamadas. Já o complexo de ácido ortosilícico estabilizado gera ações benéficas para a saúde da pele, cabelo, unham ossos e articulações, através da ativação das vias de produção de colágeno, finaliza a farmacêutica.

Pharmapele: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 31 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro. www.pharmapele.com.br

Share

Recent Posts

Intestino: porta de entrada das varizes

O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes

3 dias ago

A emoção mexe com o prato

As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições

3 dias ago

Como melhorar seu treino!

Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios

1 semana ago

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

2 semanas ago

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

2 semanas ago

Dieta mediterrânea no feijão com arroz

Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros

2 semanas ago