Categories: Atividade Física

Combata à tensão através do Chi Kung

Técnica milenar chinesa promove a saúde e a longevidade

Considerado o pai da acupuntura, da meditação e do Tai Chi Chuan, o Chi Kung pode ser uma ótima oportunidade de combater a tensão e ainda se exercitar. A meta dessa técnica milenar chinesa é justamente equilibrar nossa energia por meio de exercícios físicos e assim diminuir a ansiedade.

Chi significa energia e kung trabalho. Quando nos exercitamos, nós fortalecemos os mesmos meridianos de energia que são tratados pela acupuntura, cada um deles ligado a uma função do organismo. O método foi criado há 1 200 anos pelo médico Hua To. Os exercícios foram desenvolvidos a partir da observação dos movimentos do tigre, do cervo, do macaco, do urso e do grou (uma ave parecida com a garça). Os animais têm relação com os cinco elementos em que se baseia a medicina chinesa – madeira, fogo, terra, metal e água – elementos esses que regem a saúde, a personalidade, as aptidões e as limitações de cada uma de nós. Quando esses elementos estão em desequilíbrio, ficamos vulneráveis aos problemas de saúde.

Através da prática do Chi Kung pode se realizar exercícios físicos de qualidade, sem impactos e ainda com alongamento. Eles aumentam a flexibilidade das articulações, promovendo a melhora da saúde e como consequência, a longevidade. Isso porque a respiração profunda oxigena o cérebro, ativando a circulação. A modalidade alivia artrite, dores de cabeça e de coluna, como também desequilíbrios físicos e emocionais.

O fortalecimento e envio de energia para os órgãos internos, como também as defesas naturais do organismo são aumentadas, diminuindo a ansiedade, a depressão e o estresse.

Share

Recent Posts

Não lave o frango!

Lavar o frango cru pode causar intoxicação alimentar

4 dias ago

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

1 semana ago

Ameaça à coluna da mulher

A escoliose costuma afetar mais as mulheres do que os homens

2 semanas ago

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

3 semanas ago

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

3 semanas ago

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

4 semanas ago