A natação é um dos melhores esportes para se manter a forma e conquistar qualidade de vida para o organismo
Os benefícios de nadar já são conhecidos desde a Antiguidade, quando os exércitos de Roma e da Grécia já utilizavam a natação para fortalecer o condicionamento físico dos soldados. Hoje, é uma prática desportiva recomendada por médicos , fisioterapeutas e professores de educação física.
Existem 4 estilos : os nados de crawl, costas, peito e borboleta. O crawl é nadado de barriga para baixo, com batimento de pernas alternado, sendo que a força do movimento das pernas é de cima para baixo e os braços se alternam simultaneamente. No nado de costas o praticante nada de barriga para cima, como o próprio nome diz, ” de costas”. No nado borboleta, ambos os braços devem ser trazidos à frente, simultaneamente sobre a água e levados para trás, juntos. No nado de peito, os movimentos dos braços para frente e para trás são realizados dentro d’água. O corpo repousa sobre o peito e os ombros se mantém horizontalmente sobre a água.
Nadar é uma excelente prática física, além de ser lúdica, pois o contato com a água, é sempre muito prazeroso. Este esporte ajuda a melhorar o funcionamento cardiovascular e a queimar calorias. Uma hora de natação, por exemplo,num ritmo moderado, pode fazer o metabolismo queimar cerca de 460 calorias.
A natação, por ser feita dentro d’água, gera menos impacto sobre os ossos, tendões e articulações, evitando lesões e contribuindo para a recuperação de pacientes em tratamento de problemas nos membros inferiores. Mas por exigir muito da coluna e dos braços, deve-se ter atenção para evitar o aparecimento de lesões na região lombar e nos ombros.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros