Mas qual a idade mínima para começar a correr sem prejudicar o desenvolvimento
A corrida tem ganhado mais adeptos a cada dia. E as crianças, apesar de não pertencer à faixa etária mais comum entre os que praticam esse esporte, têm se interessado pela modalidade. No caso delas, o esporte ajuda a combater o sedentarismo e a obesidade infantil, que vem apresentando índices alarmantes entre elas.
Em entrevista ao portal Webrun, o educador físico e diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Nathan Silva, explica que após começar a andar, as crianças naturalmente logo aprendem a correr e não há problema nisso, segundo Silva. “Sabe-se que níveis adequados de atividade física proporcionam efeitos positivos sobre o crescimento das crianças, quando levados de forma recreativa”.
Na entrevista, o especialista também destacou que, ao correr, não se deve ultrapassar longas distâncias. O exagero pode atrapalhar o crescimento infantil. “O excesso de treino pode causar micro traumatismos nos tecidos dos membros inferiores e superiores. A faixa etária ideal para começar a correr é a partir de 15 anos.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros