Sedentarismo provocaria mais debilidade que o avanço da idade
Os benefícios proporcionados pela atividade física regular não param de surgir. Uma nova pesquisa realizada sobre o tema aponta que o exercício funciona como uma espécie de fonte da juventude, já que ficou provado que ele ajuda a retardar os efeitos do tempo. A pessoa fisicamente ativa promove uma significativa evolução na saúde muscular e óssea, além de melhorar a saúde de uma forma geral.
O estudo, baseado em recentes pesquisas sobre atletas seniores (com idades entre 65 anos ou mais, foi publicada no jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (JAAOS). A avaliação destes esportistas mostrou que o ato de exercitar-se regularmente, aliada a uma nutrição adequada, auxiliaram a diminuir o declínio articular e óssea comuns ao envelhecimento, como também ajudaram na preservação da saúde do organismo como um todo.
Assim, os autores da pesquisa estimulam a pratica de atividade física alegando que, o sedentarismo contribuiria em uma boa parte da deterioração, ao invés do envelhecimento causado pelo avanço da idade. Tanto que as consequências da atividade física para a manutenção da densidade óssea, da massa muscular, da função dos ligamentos e dos tendões e do volume das cartilagens seriam o segredo para a juventude do organismo e a preservação da saúde.
O estudo demonstrou ainda a importância de uma dieta adequada, aliada a atividade física na vida dos idosos. A recomendação dada aos atletas de alto nível é uma ingestão diária de proteína de 1,0 a 1,5 g / Kg, além de 6 a 8 g / Kg de carboidratos nos dias que antecedem as atividades de resistência. A pesquisa sugere ainda que a dieta alimentar dos idosos deve ser preparada individualmente, baseada no seu condicionamento físico. Principalmente naqueles que apresentem problemas de invalidez.
Estudo mostra que enxaqueca crônica pode aumentar risco de AVC
Saiba como diferenciar a rinite alérgica de gripes e resfriados
Conheça a importância do funcionamento do intestino na perda de peso
Atividade física é fundamental na prevenção deste tumor
O Brasil é um dos países com maior número de crianças acima do peso