Exercícios abdominais, além de definir a barriga, trazem vários outros benefícios
Você está satisfeito com a sua barriga? Pois é, esta região é uma das maiores preocupações de quase todas as pessoas que buscam algum tipo de atividade física. Quase todo mundo em alguma época da vida já pensou em ‘’perder a barriga’’, até porque a tão visada região do abdômen pode realmente acumular gordura, gerando a tal ‘’barriguinha’’, que além da questão estética está ligada ainda a chamada síndrome metabólica, que pode ser indicativo de doenças quando a circunferência abdominal ultrapassa os limites.
Por isso o famoso treino abdominal é tão valorizado pela turma da malhação, mas é bom sempre lembrar uma coisa: o abdominal ajuda a enrijecer os músculos desta região, mas para perder peso é preciso praticar alguma atividade aeróbica e também melhorar a dieta.
Frisando isso, vale a pena destacar que os exercícios abdominais, além de definir a barriga, trazem vários outros benefícios, como por exemplo:
.Fortalecem a coluna
.Dão força e equilíbrio ao corpo
.Protegem os órgãos internos
.Aprimoram a qualidade da respiração
Trabalhar os músculos abdominais com exercícios tem como objetivo principal tonificar a região do abdômen, lembrando que existem 3 tipos de músculos abdominais:
.Os abdominais inferiores
.Os abdominais oblíquos
.Os abdominais superiores
Em relação aos tipos de exercícios abdominais, existem vários, podendo-se destacar os seguintes:
O abdominal tradicional: deite com as costas totalmente encostadas no chão, flexione as pernas, com os pés também no chão e os joelhos apontando para cima. Eleve o tronco, usando a força concentrada no abdômen, como se fosse tentar encostar o peito nas pernas. Este tipo é bem recomendado para os iniciantes.
Um outro tipo é o abdominal oblíquo: novamente deitado no chão, flexione e cruze uma perna por cima da outra, apoiando a panturrilha dela no joelho da outra perna. Posicione um dos braços atrás da nuca e o outro estendido ao longo do corpo. O braço que ficou atrás da nuca deve ser o do lado contrário ao da perna dobrada. Eleve o corpo como se fosse tentar encostar o cotovelo do braço flexionado no joelho da perna que está dobrada.
Um terceiro tipo também muito praticado é o chamado abdominal com apoio. Este pode ser realizado nas academias com o auxílio da prancha abdominal ou para quem está treinando em casa, pode apelar para uma cadeira ou poltrona como apoio. É preciso se deitar e apoiar as pernas na prancha ou cadeira deixando-as alinhadas com os joelhos. Eleve o tronco com as duas mãos cruzadas atrás da nuca. É importante não dobrar as pernas quando fizer a elevação para trabalhar bem os músculos abdominais.
Em relação ao número de repetições de cada tipo de treino abdominal, a recomendação é sempre procurar um profissional de Educação Física para lhe passar a série adequada. Mas numa média, geralmente o treino abdominal trabalha no mínimo 3 séries de 10 a 15 repetições, dependendo é claro do condicionamento físico de cada indivíduo.
Já quando se pergunta sobre com que frequência este tipo de treino deve ser realizado, há quem defenda que os abdominais podem ser praticados diariamente. Mas existe outra linha de preparadores físicos e fisiologistas que têm como avaliação que fazer abdominais todos os dias pode forçar a coluna em demasia, gerando até o aparecimento de hérnias. Estes especialistas afirmam que é preciso um tempo para que as fibras musculares descansem, o que inclusive potencializaria o resultado do treino, recomendando assim um prazo ideal de 48h ou no mínimo 24h entre as sessões de treino de atividade física abdominal.
E todo mundo pode praticar treino abdominal? Em princípio sim, mas alguns cuidados são necessários.
Quem tiver algum tipo de problema na coluna ou estiramentos musculares, precisa ter atenção redobrada em relação ao tipo de treino abdominal a ser realizado. Por isso, assim como toda e qualquer atividade que mexa com o corpo, é necessário fazer uma avaliação médica e contar com a orientação de um preparador físico antes de escolher que tipo de abdominal será feito e quando iniciar.
Uma questão que as pessoas esquecem também com certa frequência é manter uma boa respiração durante o treino abdominal. O básico a fazer é o seguinte: antes de iniciar o primeiro movimento, com as costas ao chão, inspire. Ao elevar e contrair o abdômen, expire. Ao voltar a posição inicial, inspire novamente e siga assim sucessivamente a cada repetição.
Outra dica importante é sempre respeitar os limites do seu corpo. Nunca force demais sua musculatura ou articulações e se começar a sentir dor, pare imediatamente e faça uma reavaliação com seu médico ou personal trainer para identificar o que pode estar acontecendo.
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros