Saiba o que é a calistenia e como ela ajuda a fortalecer os músculos
Quando se fala em exercícios de força e resistência pra deixar os músculos mais fortes, automaticamente a maioria das pessoas pensa em:
.Musculação
.Pilates
.Crossfit
Mas você já ouviu falar da calistenia? É o conjunto de exercícios cujo princípio é o uso peso corporal como o principal método de treinamento e vem ganhando cada vez mais adeptos.
Ficou interessado em conhecer mais? Então não deixe de ler essa matéria!
A calistenia, é um tipo de atividade física que utiliza o peso do próprio corpo como resistência para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade. Ao contrário da musculação tradicional, que utiliza halteres e outros equipamentos, como não depende do uso de quaisquer tipos de aparelhos, essa modalidade de exercício pode ser realizada em qualquer lugar, tornando-se acessível a pessoas de todas as idades e condições físicas.
’’Na calistenia você usa seu peso corporal e mobiliza seu corpo em movimentos coordenados trabalhando os membros superiores e inferiores sincronizado e trabalhando a cintura pélvica com exercícios específicos’’, explica o ortopedista José Luiz Runco, médico e cirurgião do Hospital Samaritano Barra e do Centro de Medicina Esportiva do Complexo Américas.
A calistenia pode ser praticada em diversos locais, como:
.Casa
.Parques
.Praças
Pode ser feita também em academias. E embora não seja obrigatório, pode chegar a utilizar também barras de apoio, argolas e outros equipamentos específicos para a prática, que podem ser instalados em casa ou em espaços públicos.
Mas quando feita em casa, é bom se prevenir.
‘’Pode ser feita em casa e achamos pertinente que haja uma avaliação médica. E um profissional de educação física poderá ser útil para o praticante aprender o gesto do exercício e posteriormente ele estará em condições de praticar sozinho’’, acrescenta o dr. José Luiz Runco.
Leia também:
Os exercícios de calistenia podem ser divididos em diferentes categorias, cada uma com seus próprios benefícios, sendo:
.Exercícios de força: flexões, agachamentos, barras fixas e paralelas. Esses exercícios visam fortalecer os principais grupos musculares, como braços, pernas, peitoral e costas.
Exercícios de flexibilidade: alongamentos dinâmicos e estáticos, como flexões laterais, rotações de tronco e abertura de pernas. A flexibilidade é essencial para melhorar a amplitude de movimento e prevenir lesões.
Exercícios de equilíbrio: posições de equilíbrio, como o equilíbrio em uma perna ou em um braço, ajudam a melhorar a coordenação motora.
Exercícios pliométricos: saltos, agachamentos e burpees (mistura de agachamento, flexão de braço e pulo). Esses exercícios desenvolvem a força explosiva e a potência muscular.
É uma prática para todas as idades, desde que se leve em conta algumas questões.
‘’Pode ser aplicada em qualquer faixa etária, respeitando a complexidade do paciente e controlando a quantidade de exercícios que devam ser executados, para não haver o risco de alguma lesão em especial nos idosos’’, acrescenta o ortopedista.
Veja ainda:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/musculacao-exige-cuidados-do-iniciante/
A prática regular da calistenia oferece uma série de benefícios para a saúde física e mental, como:
.Fortalecimento muscular: a calistenia trabalha todos os grupos musculares, proporcionando um corpo forte e definido.
.Melhora da flexibilidade: os exercícios de alongamento e mobilidade incluídos na calistenia aumentam a flexibilidade e a amplitude de movimento.
.Aumento da força explosiva: os exercícios pliométricos desenvolvem a força explosiva, essencial para atividades do dia a dia e para a prática de outros esportes.
.Melhora da coordenação motora: a calistenia exige coordenação e equilíbrio, o que contribui para o desenvolvimento dessas habilidades.
.Queima de calorias: a prática regular da calistenia ajuda a queimar calorias e contribui para a perda de peso.
.Melhora da saúde mental: a atividade física regular, como a calistenia, libera endorfinas, hormônios que promovem o bem-estar e reduzem o estresse.
.Aumento da autoestima: conquistar novas habilidades e objetivos na calistenia pode aumentar a autoestima e a confiança.
‘’Além de você não ter necessidade de um espaço amplo e não ter custo com aparelhos, você vai trabalhar força, resistência e flexibilidade, que é o que o músculo precisa, com recursos mínimos. E ajuda na prevenção de lesões’’, fala o dr.Runco.
E o especialista finaliza com um recado importante:
‘’Recomendamos que antes de iniciar qualquer atividade física faça uma avaliação com médicos especialistas em atividades físicas’’.
Contamos com a colaboração do médico: Dr. José Luiz Runco/Ortopedista
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/corra-sem-dor/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-cuidados-com-idosos-em-casa/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros