Saiba como se prevenir de doenças nas artérias e veias
A saúde vascular é de fundamental importância para o organismo, mas muitas vezes acaba sendo negligenciada por desconhecimento.
Mas algumas mudanças de hábitos de vida podem ajudar, como:
.Melhorar a alimentação
.Praticar atividade física
Para te ajudar a evitar doenças e manter o bom funcionamento das artérias e vasos sanguíneos selecionamos 7 dicas. Veja a seguir!
A alimentação é um dos fatores fundamentais para evitar alimentos que possam afetar as artérias.
“Uma dieta baixa em colesterol e gordura saturada pode reduzir o risco de aterosclerose, que é um processo de acúmulo de placas em suas artérias. A placa retarda ou interrompe o fluxo sanguíneo”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista, Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e do American College of Lifestyle Medicine.
A dieta também é importante para o bom funcionamento do intestino, evitando prisão de ventre e inchaços que prejudicam a circulação.
Para isso é importante consumir alimentos como:
.Mamão
.Legumes
.Verduras
.Sementes
“E se não funcionar, os pré e probióticos podem ajudar, desde que bem orientados por médicos ou nutricionistas”, sugere a dra. Aline.
Também é importante controlar o peso corporal.
“A gordura acumulada dentro dos vasos sanguíneos acarreta em uma má circulação. Além das varizes, outra complicação que pode surgir entre obesos é a trombose em decorrência do mau bombeamento do sangue para o corpo inteiro, gerando doenças ligadas ao sistema vascular”, acrescenta a especialista.
Outra dica importante é manter uma boa hidratação.
“Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação também favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue”, diz a cirurgiã vascular.
E cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas.
“Apesar de estudos apontarem que o consumo de pequenas quantidades diárias de álcool pode trazer benefícios à saúde, ingerir álcool em excesso pode fazer com que o organismo retenha mais líquidos e aumente a pressão sobre as veias e artérias, já que o álcool favorece a desidratação”, fala a médica.
A terceira dica é ter uma rotina de exercícios físicos.
“A panturrilha é o coração das pernas: a cada contração muscular bombeamos o sangue e ativamos a nossa circulação. Situações onde essa musculatura fica parada muito tempo podem causar uma retenção de líquido nas pernas, levando a inchaço, pernas pesadas, cansadas e aumentando a predisposição de desenvolver varizes e trombose venosa. Uma dica valiosa é participar de caminhada com amigos, para melhorar a circulação nas pernas e promover o crescimento de novos vasos sanguíneos’’, aponta a angiologista.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/saude-vascular-e-exercicios/
Outra dica importante é controlar as doenças crônicas.
‘’Caso você tenha pressão alta (hipertensão), você está com um risco aumentado de ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca ou danos vasculares. Então verifique sempre sua pressão e converse com seu médico’’, diz a dra. Aline Lamaita.
E a médica faz ainda outro alerta:
“No caso da pessoa ter diabetes, trabalhe para manter seu nível de glicose no sangue sob controle. Pessoas com diabetes correm um risco maior de doença arterial periférica devido aos danos que a doença pode causar aos vasos sanguíneos. Verifique com seu médico se você está tendo problemas com seu diabetes”.
Também é importante ficar atento ao uso de hormônios e anticoncepcionais.
‘’O hormônio dos anticoncepcionais altera a circulação e aumenta o risco de formação de coágulos nas veias profundas, dentro dos músculos. Consulte sempre seu médico de confiança e discuta o seu anticoncepcional. Toda medicação está sujeita a complicações e a decisão se o risco/benefício dessa droga vale a pena é feito entre você e o seu médico”, comenta a cirurgiã vascular.
Leia ainda:
A 6ª dica é bem conhecida: diga não ao fumo!
‘’A nicotina está ligada à diminuição da espessura dos vasos sanguíneos. Além disso, o monóxido de carbono oferece um fator adicional de risco ao diminuir a concentração de oxigênio no sangue. Todo esse processo pode causar complicações para o normal funcionamento dos vasos, que ficam mais susceptíveis ao entupimento, podendo levar a processos de trombose principalmente quando há fatores de risco envolvidos”, enfatiza a angiologista.
E a última dica é: faça uma avaliação periódica com seu médico de confiança.
‘’O check-up vascular trabalha com o que há de mais importante na Medicina moderna: a prevenção. Visite anualmente seu angiologista e faça exames para saber se tudo está de acordo”, conclui a médica.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica: Dra. Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular
Confira estas também:
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros